I Festival de Filmes Arqueológicos do Recife
PATROCÍNIO
Estão abertas as inscrições para o I Festival de Filmes Arqueológicos do Recife (I FEFILArq). O evento será realizado no período de 05 a 08 de dezembro e tem como objetivo principal promover uma mostra e premiar filmes e documentários produzidos sobre o Patrimônio Cultural sob o enfoque da Arqueologia.
Procura-se estimular os participantes, principalmente os da área de arqueologia, na elaboração de audiovisuais para a divulgação de pesquisas científicas, ampliando dessa forma o alcance das informações para todo o público em geral. Será também um encontro para debate sobre os meios audiovisuais como suporte para a preservação e promoção do patrimônio arqueológico e cultural.
As atividades do I Festival de Filmes Arqueológicos do Recife de 2017 incluem apresentações de mostras audiovisuais, palestras, mesa redonda, oficinas e um espaço de exposições fotográficas sobre as diversas faces da pesquisa arqueológica. Contará ainda com uma oficina de modelagem que tem como proposta um concurso para a elaboração do troféu que será entregue aos vencedores.
A Exposição de Fotografias do I Festival de Filmes Arqueológicos de Recife tem como objetivo estimular os participantes do Festival a divulgar seu trabalho e expor ao grande público as diversas faces da pesquisa arqueológica. A exposição também é uma forma de mostrar a comunidade imagens de qualidade geradas a partir do desenvolvimento de trabalhos arqueológicos, que têm a vertente documental de registro, mas que também se revela como expressão artística.
A proposta do evento é ampliar o espaço para discussão e divulgação da produção científica na arqueologia e áreas afins, possibilitando um importante intercâmbio com diversos profissionais, pondo em evidência sobretudo a produção nacional e internacional sobre as temáticas propostas.
O Festival será o lugar para informar os participantes sobre recentes descobertas arqueológicas, resultados de pesquisas e debates científicos, ou seja, um local de encontro entre arqueólogos, profissionais de áreas afins e o público geral. Apresenta-se também como um instrumento de documentação do patrimônio material e imaterial do nosso país, envolvendo profissionais da arqueologia, antropologia, museologia, história, educação e aqueles interessados na utilização de meios visuais para o estudo e divulgação do patrimônio cultural. Nesse sentido o festival será direcionado para a apresentação de filmes (curta, média ou longa-metragem) e/ou documentários, abarcando três eixos temáticos: Arqueologia (pesquisa, metodologia, teorias, técnicas); Patrimônio Cultural (material e imaterial) e Etnoarqueologia.