top of page

PALESTRANTES.

Carlos Alberto Etchevarne
Doutorado em Quaternaire, Geologie et Pré-Histoire pelo Museum National D Histoire Naturelle, Paris. Professor da Universidade Federal da Bahia. Professor da Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE. Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto. Coordenador do Grupo de Pesquisa Bahia Arqueológica (UFBA/CNPQ), com estudos focados em arqueologia baiana do período pré-colonial (especialmente em arte rupestre) e do colonial, com ênfase em cidades.
 

Isabel Guillen
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágio pós-doutoral na UFF na área de História, em 2006. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UFPE. Dirige o Laboratório de História Oral e da Imagem (LAHOI). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, cultura popular, cultura afrodescendente e patrimônio cultural.

Renato Athias possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) (1982) com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Doutorou-se em Etnologia pela mesma Universidade (1995). Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e, é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Atualmente coordena o Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE.
 

Paulo Carneiro da Cunha Filho é graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e doutor em Arts et Sciences de l´Art pela Université de Paris I - Panthéon-Sorbonne (1989). Entre 1973 e 1993 exerceu várias atividades como como jornalista - atuando, entre outros, no jornal O Estado de S. Paulo e na TV Globo. Fez cinema experimental (sobretudo curtas em super-8 e em 16 milímetros). Foi, durante dois anos, membro do seminário fechado de Christian Metz na École des Hautes Études en Sciences Sociales, onde também obteve o "diplôme" sob orientação do historiador Marc Ferro. Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco, onde ensina e orienta no Programa de Pós-graduação em Comunicação, com ênfase em Teoria da Imagem, e no Bacharelado em Cinema.

bottom of page